De várias formas!
Mas, tendo em vista o objetivo deste post, vamos focar apenas no âmbito digital, combinado?
Nesse contexto, você já ouviu falar em design para conversão?
Fique sabendo que os primeiros segundos de um possível cliente no seu site são determinantes para a trajetória dele em sua estratégia de Marketing Digital.
Para ter uma ideia, você tem aproximadamente 8 segundos – exatamente, 8 segundos – para capturar a atenção de um novo visitante em sua página.
Como se já não bastasse, 94% das vezes que alguém desconfiou de uma página na web, foi por, nada mais, nada menos, problemas relacionados ao design.
Steve Jobs diz que “design não é só aparência, mas também como as coisas funcionam”. Sendo assim, é importante levar em consideração que design não é só deixar a página bonita.
Aliás, esse é um dos maiores pecados cometidos por pessoas que não compreendem bem o termo.
Por esse motivo, investir em usabilidade, experiência do usuário, navegabilidade, arquitetura da informação, acessibilidade e responsabilidade é essencial.
Além de um layout agradável aos olhos, seu site precisa ser, acima de tudo, funcional. Só assim você conseguirá converter seu público!
Falar em conversão sem lembrar de Marketing de Conteúdo é impossível, não é verdade?
Assim, para que sua estratégia digital realmente funcione, entender a relação entre design e conteúdo é precioso. Mas não se preocupe, falaremos disso a seguir.
Design x Marketing de Conteúdo: qual a relação?
O mundo dos negócios está em uma guerra constante: quem fica no topo do Google, quem está gerando mais tráfego, briga por palavras-chaves… enfim, a competição é bem acirrada.
Muito se enganam que, nessas batalhas do dia a dia, ter o melhor conteúdo é o suficiente para sair na frente dos adversários.
Por tudo que falamos aqui hoje, já deu para perceber que o elemento-chave para sobressair o seu conteúdo e deslanchar perante a concorrência é o design, concorda?
Por isso, investir em design como diferencial competitivo deixou de ser essencial a muito tempo atrás, hoje em dia, é obrigatório!
Afinal de contas, mesmo que o conteúdo seja o astro da sua estratégia, é a maneira como irá apresentá-lo que te ajudará a alcançar os resultados esperados.
Como destacamos no início do post: o design está por todos os lados! Na sua página do Facebook, sua landing page, seus ebooks, suas apresentações, no layout do seu blog… e por aí vai.
Logo, é fundamental que você se preocupe com a apresentação dos seus materiais gráficos caso queira aumentar a audiência e gerar maior engajamento para o seu negócio.
Além disso, o design é responsável por construir uma linguagem visual adequada não apenas para o seu negócio mas, sobretudo, para o seu público.
Por isso, ele deve traduzir de forma clara e objetiva o posicionamento da empresa, além de agregar valor estético aos produtos e serviços.
Para não restar mais dúvidas do quanto design é fundamental, faça o seguinte exercício: ao passar o olho em dois ebooks, qual te chamaria mais a atenção e despertaria seu interesse pela leitura?
Aquele com blocos enormes de texto e sem nenhuma imagem ou aquele com o conteúdo bem distribuído e ilustrado. Pronto, está aí sua resposta.
Se ainda não se convenceu, lembre-se bem: “a primeira impressão é a que fica” ou “uma imagem vale mais do que mil palavras” não são clássicos à toa!
O que podemos concluir sobre design?
Compilando tudo o que falamos aqui hoje, conseguimos compreender que design:
agrega valor ao produto ou serviço;
é a profissão e designer o profissional;
é desenvolver uma linguagem visual clara e objetiva – tanto para o público, quanto para o negócio;
é o responsável por diminuir o bounce rate;
é um processo criativo para propor soluções práticas e inovadoras;
não apenas resolve problemas, mas busca soluções – desde o planejamento a execução do projeto;

não é somente um layout bonito, mas algo funcional;
também converte – e muito.
E aí, o que achou do post de hoje? Temos certeza que foi bastante esclarecedor! Mas como conhecimento nunca é demais, conheça também o que são conteúdos interativos, uma mistura entre design, experiência do usuário e materiais educativos!